piezoeletrica inovações

Tecnologia piezoelétrica em cirurgias

É fato que as grandes inovações tecnológicas da odontologia facilitaram os procedimentos cirúrgicos, tornando mais simples o dia a dia de cirurgiões-dentistas, também a experiência dos seus pacientes. Nesse sentido, hoje, entre as maiores e mais importantes inovações na área odontológica, nós temos o efeito piezoelétrica. 

Tal inovação tem como objetivo revolucionar e otimizar os procedimentos cirúrgicos, agregando qualidade, segurança e aumentando a previsibilidade dos processos cirúrgicos odontológicos e maxilofaciais. Por esse motivo, é necessário que futuros profissionais, bem como aqueles que já atuam na área, se informem a respeito dessa tecnologia e também conheçam os melhores equipamentos do mercado.

Pensando nisso, produzimos este artigo abordando as principais informações sobre a piezocirurgia, com o intuito de ajudar você a se inteirar sobre essa importante inovação. Confira a seguir e boa leitura! 

Piezoelétrica: conhecendo a tecnologia

Os instrumentos piezoelétricos definiram um novo patamar de qualidade quando falamos de inovação tecnológica e qualidade cirúrgica. Seu desenvolvimento, considerado uma das maiores transformações já vivenciadas nesta área, é resultado da evolução de uma tecnologia centenária. 

Em 1880, Pierre e Jacques Curie, notaram que, ao exercer uma pressão mecânica sobre  um fragmento anisotrópico, como o quartzo, uma pequena diferença de potencial elétrico foi criada. Consequentemente, quando esse mesmo material sofreu uma tensão elétrica, ele deformou-se. 

Tal particularidade, que demonstra uma forma natural de converter a energia mecânica em elétrica, foi nomeada de piezoeletricidade. Piezo vem do grego “piezein”, que significa pressionar..

Dessa forma, podemos perceber que a piezoeletricidade é a capacidade que alguns cristais possuem de gerar corrente elétrica a partir de uma pressão mecânica. No campo odontológico, esse efeito é aplicado de modo contrário, ou seja, os cristais são submetidos a uma corrente elétrica para que se movimentem em sentido de oscilação. Com isso, os cristais piezoelétricos na peça de mão, oscilam, expandindo e contraindo em uma velocidade ultrassônica quando submetidos a esta tensão. O movimento é captado e transferido para o insert, fazendo com que ele vibre e, consequentemente, corte ou raspe.

Mectron e a piezocirurgia

Com o intuito de superar os limites de precisão e segurança intra-operatória existente nos instrumentos tradicionais de cortes ósseos, em 1997 o doutor e periodontista  Italiano, Tomaso Vercelloti, promove a primeira tentativa de corte ósseo utilizando um scaler (ultrassônico tradicional). Contudo, verificou-se que esse equipamento não tinha potência suficiente para alcançar uma profundidade de corte superior a 1 mm além, claro, do superaquecimento e posterior necrose dos tecidos.  

Para solucionar esse problema, Tomaso, em parceria com a Mectron s.p.a desenvolveu e patenteou duas tecnologias que fazem do equipamento o único Piezo do mundo. São elas: o dual wave technology e o feedback system. A primeira patente quer dizer, em português, “tecnologia de onda dupla”. Ela é a responsável por combinar a frequência principal do equipamento (ultrassônica) com uma frequência de onda modulada, promovendo um movimento único e duplo na ponta – de oscilação e de penetração da ponta, aumentando assim a eficiência do corte. 

Já o feedback system regula automaticamente a frequência de corte de acordo com o tecido em contato, cortando somente tecido duro, sem cortar tecido mole. O primeiro equipamento piezo cirúrgico do mundo foi lançado em 2001 pela Mectron e hoje, já na nossa quarta geração, temos um equipamento único, com diversas possibilidades cirúrgicas. 

As possibilidades cirúrgicas com Piezoelétrica

A tecnologia piezoelétrica tem diversas indicações  e dentre as inúmeras possibilidades de aplicação dessa inovação em técnicas cirúrgicas temos:

  • Levantamento de seio maxilar;
  • Osteotomias e osteoplastias de rotina;
  • Distração osteogênica;
  • Descorticalização óssea;
  • Expansão de rebordo;
  • Cirurgias periodontais e parendodônticas;
  • Raspagens radiculares;
  • Lateralização de nervo alveolar inferior; 
  • Remoção de enxerto ósseo;
  • Segmentação e expansão de maxila;  
  • Confecção de leito para instalação de implantes dentários;
  • Cirurgias bariátricas
  • Cirurgias otorrinolaringológicas e rinoplastias.

Comprar equipamentos piezo cirúrgicos

Como citamos anteriormente, a Mectron é criadora dos equipamentos piezoelétricos cirúrgicos, desenvolvendo uma revolucionária tecnologia que mudou o mercado: o PIEZOSURGERY®. Como resultado, tal inovação é referência entre os dispositivos odontológicos. 

Neste sentido, para adquirir os equipamentos altamente tecnológicos da Mectron conte com  uma empresa de confiança e com tradição no mercado. Atuando no mercado odontológico desde 1991, a Implantec ® tem como missão fazer a diferença na vida dos profissionais e de seus pacientes. 

Mais do que uma distribuidora de equipamentos da saúde, a Implantec ® é uma grande referência em tecnologia. Com foco em seguir como uma empresa especializada, atuando em parceria com grandes marcas como a Mectron. 

Além disso, a empresa conta com um time de consultores altamente capacitados disponibilizando um atendimento especializado. 

Por isso, para adquirir o melhor da tecnologia cirúrgica piezoelétrica, conte com quem mais entende desta inovação. Entre em contato com a Implantec agora mesmo e transforme a sua carreira.