Laserterapia na odontologia

Laserterapia na odontologia: quais os benefícios e os melhores aparelhos?

A laserterapia na odontologia é um tratamento cientificamente comprovado, com finalidade de auxiliar a regeneração tecidual, acelerando a regeneração celular, reduzindo o edema, por fim, melhorando o pós operatório. Ficou interessado em saber mais sobre esse tratamento e sobre os aparelhos de laserterapia? Então, continue conosco!

O que é a laserterapia na odontologia?

Um tratamento que tem como base o emprego do raio laser, assim é possível definir a laserterapia. Já a laserterapia na odontologia veio para atuar no tratamento de diferentes tipos de doenças que são comuns na boca e, ainda, para regenerar os tecidos agindo sem que o paciente sofra com muitas dores. Portanto, quando o laser entra em contato com o tecido onde o procedimento foi realizado, o raio de luz, que tem ondas magnéticas, atua favorecendo a cicatrização e biomodulação.

Ao fazer isso, os tecidos passam por um processo de regeneração, porque há um estímulo para que a microcirculação aconteça.

Para escolher entre as opções disponíveis no mercado de aparelhos de laserterapia, o profissional precisa saber se o item é empregado para a execução de procedimentos odontológicos ou de estética. Uma forma de não ficar na dúvida na hora da compra é observar o design, porque o ilib na laserterapia e os demais equipamentos tem um formato diferente, pois serão usados na boca do paciente. Além disso, a cor da luz também impacta na escolha dos equipamentos usados na odontologia. O indicado para tratamentos bucais é a luz infravermelha ou vermelha.

Aparelhos para laserterapia: como escolher os melhores?

Os melhores aparelhos para laserterapia são:

  • Vitality: trata-se de um aparelho portátil que oferece uma ótima solução de fototerapia. Possui um ótimo desempenho para tratar disfunções dermatológicas e estéticas.
  • Laserpulse: esse aparelho é ideal para a fisioterapia. E isso acontece porque ele tende a diminuir o processo de inflamação. Ademais, estimula a cicatrização do tecido e favorece a reabilitação.
  • Endophoton: tem várias utilidades, uma vez que pode ser usado na dermatologia, estética, fisioterapia, ortopedia etc.

Pelo fato do Vitality ser portátil, possibilita com que os profissionais autônomos ofereçam a laserterapia na odontologia aos seus pacientes.

Já o Laserpulse conta com três diferentes comprimentos de onda, por meio de canetas distintas. O Endophoton, por sua vez, vem com cinco canetas aplicadoras e cada uma tem um comprimento de onda diferente.

Qual a melhor marca para laserterapia na odontologia?

Agora que você já sabe quais são os melhores aparelhos para laserterapia, certamente você quer saber qual é a melhor marca. As três melhores marcas do segmento são:

  • KLD Biosistemas: trata-se de uma empresa focada na fabricação de equipamentos de ultrassom, luz intensa pulsada, LED, laser, correntes de eletroestimulação, radiofrequência etc.
  • IBRAMED: o intuito da marca é trazer tecnologia de ponta, a fim de projetar o bem-estar físico, seja para reabilitação física, estética ou para a medicina.
  • Ponce: é uma marca que visa desenvolver produtos para uso profissional em estética. Ademais, é pioneira no reprocessamento de filtros de hemodiálise.

Todas elas estão encontradas na Implantec, que é referência na comercialização de aparelhos de laserterapia. Além das marcas mencionadas, na Implantec você ainda encontra os equipamentos da DMC Odontologia. Entre em contato!

Quais os benefícios da laserterapia para seus pacientes?

O profissional que opta pela laserterapia deve saber que ele oferecerá um tratamento mais rápido quando o problema forem as aftas. Isso acontece porque a luz faz com que o tecido seja estimulado, gerando um efeito anti-inflamatório e regenerador.

Pacientes com herpes nos lábios também devem ser tratados com os aparelhos de laserterapia na odontologia. Afinal de contas, quando o profissional faz uso deles logo na fase inicial, o tempo da lesão diminui.

No entanto, se ele for usado depois que a lesão apareceu, o laser terá o poder de gerar uma cicatrização mais rápida. Assim, a diminuição da sensibilidade e o auxílio após a realização de cirurgias também são benefícios que o uso do laser traz aos pacientes.

Fora isso, o laser tem uma propriedade analgésica. Ou seja, ajuda a diminuir a dor, além de ser anti-inflamatório. Mas, como se isso ainda não bastasse, através desse tratamento, o paciente obtém aumento de circulação sanguínea no local.

Dessa forma, ocorre a multiplicação celular e síntese de colágeno, uma proteína útil para manter a estrutura dos tecidos. Inclusive, há vários outros benefícios pelo uso do laser no pós-operatório, uma vez que é minimamente invasivo.

Sendo assim, o laser é capaz de reduzir o inchaço e, em casos de implante, a sua função é de acelerar a integração do osso. Ou seja, tem um grande poder para acelerar alguns processos. Fora isso, os benefícios da laserterapia, de baixa intensidade, são para:

  • Lesão traumática;
  • Aftas;
  • Parestesia facial;
  • Dor na articulação da mandíbula;
  • Herpes (tanto para tratar quanto para prevenir);
  • Após extração do dente;
  • Tratamento de canal;
  • Alveolite;
  • Prevenir mucosite etc.

Fora isso, a laserterapia pode auxilia a tratar alguns problemas bucais, como:

  • Neuralgia do trigêmeo trata-se de uma dor intensa, análoga a um choque que ocorre no rosto da pessoa. Tem curta geração, no entanto, a dor tende a ir e voltar de forma constante;
  • Tratamento de osteonecrose: nada mais é que o efeito colateral da quimioterapia, que pode levar à necrose dos ossos do maxilar.

Sobre o profissional

Ainda que a laserterapia seja muito benéfica, o fato é que muitos profissionais não estão familiarizados a trabalhar com ela. Por se tratar de algo um tanto quanto complexo, é essencial que haja habilitação técnica por parte do médico, a fim de fazer tais procedimentos.

Ou seja, isso quer dizer que o acadêmico não pode sair da faculdade e já atuar nesse campo. Na verdade, trata-se de uma especialização. Sendo assim, caso queira ofertar aos seus pacientes, é preciso investir nessa formação.

As vantagens da laserterapia na odontologia

Para isso, conte com a Implantec, empresa referência na comercialização de Laser Therapy EC e de outros produtos da área. Sempre buscando oferecer os melhores e mais avançados equipamentos odontológicos do mercado. Não perca mais tempo, entre em contato e já comece a se destacar como profissional.