Aparelho de laserterapia

Aparelho de laserterapia: Qual as melhores marcas?

Os tratamentos com laserterapia vêm se tornando cada vez mais comuns. Com isso, os profissionais que querem se manter atualizados e oferecer um tratamento de alto nível aos seus pacientes, precisam contar com um aparelho de laserterapia de ponta.

Para auxiliar aqueles que desejam se manter atualizados com relação às constantes inovações da área odontológica, preparamos este conteúdo indicando a melhor marca de aparelhos de laserterapia do mercado. Além disso, iremos apresentar informações sobre o procedimento em si e seus benefícios. Confira a seguir e boa leitura!

O que é a laserterapia?

Antes de falarmos sobre o aparelho de laserterapia, é interessante abordarmos os conceitos acerca do laser. A palavra Laser é um termo com origem na língua inglesa que significa: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, a qual a tradução é “amplificação de luz por emissão estimulada de radiação”. 

Diante disso, para começarmos a entender melhor o laser, vamos compreender primeiro a luz. A luz é composta por fótons e, apesar de não possuir massa, comporta-se como se tivesse. Ou seja, ela se propaga como uma onda, o que a torna portanto um campo eletromagnético oscilante. 

O laser, por sua vez, pode ser definido como uma fonte de luz monocromática que emite radiação. Ele possui algumas propriedades importantes, que nos ajudam a compreender melhor seus aspectos. São elas:

  • Coerência;
  • Monocromaticidade;
  • Direcionalidade e Colimação.

A propriedade referente à monocromaticidade significa que os fótons, no caso do laser, têm o mesmo comprimento de onda, isto é, de uma única cor. Já a direcionalidade e colimação se referem ao fato dos fótons se propagarem em uma mesma direção, sem divergências significativas.

A coerência representa a união dessas características, indicando que o lazer possui fótons de um mesmo comprimento de onda, se propagando na mesma direção e vibrando na mesma taxa. 

Nesse sentido, é importante ressaltar que radiação nesse caso é do tipo eletromagnética não ionizante, o que a torna uma fonte luminosa com características bastante específicas. E são justamente tais características que conferem a esse tipo de luz suas propriedades terapêuticas e que permitem que ela seja utilizada em procedimentos como a laserterapia

É interessante informar também que as radiações ópticas produzidas pelos diferentes tipos de lasers têm basicamente as mesmas características. Isso acontece, porque elas são geradas através do mesmo princípio. No entanto, é possível trabalhar com laser buscando resultados específicos, já que o que irá determinar a sua interação com o tecido biológico é a densidade de potência óptica, assim como o seu comprimento de onda.

Classificação dos lasers 

Inicialmente os lasers eram classificados de acordo com o tipo de aparelho que estava presente no mercado. Contudo, atualmente a classificação se baseia na interação do laser com o tecido em questão. Dessa forma, hoje existem duas classificações, são elas: lasers de baixa intensidade e lasers de alta intensidade.

Os lasers de baixa intensidade emitem radiação de baixa potência. Eles  apresentam efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e biomoduladores. Devido a esse fato, eles são bastante utilizados nos processos de reparo tecidual.  

Já os lasers de alta intensidade emitem radiação de alta potência, resultando em um potencial destrutivo com ação fototérmica de corte, vaporização, coagulação e esterilização dos tecidos. Essa ação viabiliza o seu uso tanto em tecido duro quanto em tecido mole.

Como escolher um aparelho de Laserterapia?

A diversificação dos tratamentos de laserterapia é alta e da mesma maneira existem diversos aparelhos profissionais disponíveis no mercado. Dessa forma, o primeiro passo para adquirir um bom aparelho de laserterapia é entender que existem modelos indicados para procedimentos odontológicos e outros para estética. 

Aqueles que são recomendados para procedimentos odontológicos possuem um design diferenciado para a utilização do laser na região bucal. Em seguida, é preciso analisar a emissão de laser do aparelho, isto é, se o mesmo emite laser vermelho, infravermelho ou LED.

O próximo passo é optar por uma marca referência no mercado, que oferece produtos de alto padrão e de extrema qualidade. Dessa forma, você garante os melhores resultados para o seus pacientes, elevando seu padrão de atendimento. 

Marcas de Aparelho de Laserterapia

A DMC Aparelhos e Equipamentos atua no Brasil há mais de 20 anos, com foco em manter-se atualizada e trazer tecnologias que facilitem o dia a dia dos profissionais de odontologia e seus pacientes. Fornecendo produtos e serviços de excelente qualidade, a empresa é especialista em Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Estética. 

Além disso, a DMC é líder absoluta de vendas no ramo odontológico estético, graças ao seu altamente moderno parque tecnológico e seu constante investimento em pesquisa e desenvolvimento. Inclusive, a empresa viabiliza a produção de equipamentos promissores para a área.  

Destacando-se na área de Laserterapia, a DMC Equipamentos Odontológicos possui um amplo acervo de aparelhos desenvolvidos com tecnologia de ponta, buscando sempre alcançar resultados de alto nível e o bem estar profissional. A DMC também é pioneira em luz LED e laser para clareamento dental foto acelerado.

Conclusão

Os efeitos terapêuticos da laserterapia nos diferentes tecidos biológicos são bastante amplos, uma vez que ela é capaz de induzir efeitos trófico-regenerativos, anti-inflamatórios e também analgésicos.

Graças a suas características referentes ao alívio da dor, estimulação a reparação tecidual, prevenção de infecções, além de agir em parestesias e paralisias, o laser de baixa intensidade tem sido frequentemente empregado nas clínicas odontológicas. Assim podemos concluir que a laserterapia é um método bastante eficaz , além de pouco invasivo e sem efeitos colaterais.

Contudo, para garantir os melhores resultados é preciso investir em equipamentos de ponta e contar com uma empresa confiável para adquirir seus equipamentos. A Implantec vem incorporando de forma constante as últimas inovações da área em seu portfólio de produtos. 

Como resultado, a empresa oferece equipamentos de altíssimo nível, inovadores, de alta performance e com as principais tecnologias do mercado. Para isso, a Implantec trabalha com as melhores marcas e seus produtos de ponta.

Conheça e comprove você mesmo! Navegue pelo site e conheça os equipamentos DMC para laserterapia